MARINGÁ

NOVEMBRO - CONVIVENCIA VOCACIONAL MARINGÁ



“Permanecei na vocação na qual fostes chamado” foi o tema da convicência vocacional que aconteceu neste último final de semana (13,14 e 15 de novembro) no Seminário Santo Agostinho de Maringá.
O tema proposto convidou a nossos jovens a permanecer na sua vocação. Com isso eles puderam conviver estes dias em nossa casa, para poder identificar melhor com o ambiente onde eles poderão começar a dar os primeiros passos de sua vocação. Oferecemos para nossos jovens a oportunidade de ver o que somos e como somos. O convite de permanecer na vocação na qual fostes chamado tinha como objetivo de mostrar e incentivar nossos vocacionados a optar por nosso estilo de vida ou seja ser agostiniano recoleto: seguir a Cristo e servir a sua Igreja através dos caminhos de nosso Pai Santo Agostinho e exercer a caridade a Deus e aos irmãos através da vida comunitaria.
Com essa convivência encerramos o trabalho vocacional, deste ano, no nosso Seminário de Maringá.
Peçamos a Deus o dom e a graça da perseverança a todos os jovens a quem tivemos a oportunidade de trabalhar este ano. E agradecemos ao nosso Pai do céu por todos os frutos que poderaão vir após o semear desse nosso trabalho.
Que Deus abençõe a todos e conceda a nossa Familia Agostiniana Recoleta cada dia mais, santas e abundantes vocações.

OUTUBRO - CONVIVENCIA VOCACIONAL COM OS JOVENS DO NOVO LEBLON-RJ


Neste ultimos dias 09, 10, 11 e 12 de outubro o Seminário Santo Agostinho e a Patoral Vocacional de Maringá teve o orgulho  e a alegria de receber 8 jovens, do Rio de Janeiro,que vieram participar de uma convivência vocacional em nossa casa.
Os jovens: Ricardo Coutinho, Henrique Werner, José Roberto, Raphael, Thadeu, Jhonatan e João são membros do grupo de jovem JAR de nossa paroquia de Santo Agostinho e ex alunos de nosso colégios Novo Leblon da Barra. Já o oitavo jovens Ricardo é membro de uma paroquia vizinha chamada São Francisco.
O desejo pela visita em nosso seminário surgiu dos mesmos jovens juntamente com a equipe de pastoral de nosso colégio. Ao chegar aqui oferecemos uma convivência que pudesse ajuda-los a refletir suas vidas, seus sonhos, propósitos, objetivo e a vocação em si.
Iniciemos com uma reflexão e convite a cada jovens para serem artífices de suas proprias vidas. Assim, trabalhando com argila cada um pode ser o oleiro de seu proprio eu.
Os momentos que seguiram: encontro comigo, com o outro e com Deus foram experiencias que ajudaram nossos jovens a buscar dentro de si respostas e propostas para cada encontro.  Enfim, podemos conversar sobre a vontade de Deus para cada um de nós e os passos para dar uma verdadeira resposta aquilo que nos pede o Senhor.
Terminamos nossas meditações falando sobre nosso carisma de agostiniano recoleto e sobre a nossa ordem.
O encerramento do encontro casou com a solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Aos pés da Virgem colocamos a vida de cada um desses jovens. Louvamos a Deus por suas vidas, pela disponibilidade e interesse em buscar respostas as suas inquietudes em nossa familia. Que Senhor siga abençoando seus projetos e suas vocações e que a semente lançada na terra de seus corações possa ser cuidada, para que germinada cresça e dê bons frutos.
Obrigado Senhor por confiar a nós esses seus filhos!

SETEMBRO - ENCONTRO VOCACIONAL EM MARINGÁ

Aconteceu...Nos últimos dias 18 e 19 de setembro a Pastoral Vocacional Agostiniana de Maringá realizou no Seminário Santo Agostinho mais um Encontro Vocacional.
Nesses dois dias estivemos refletindo com nossos jovens vocacionados a figura de nosso pai Santo Agostinho e o Carisma Agostiniano.
Os diversos momentos puderam convidar os nossos vocacionados a conhecer, refletir , se questionar, inquietar-se e encontrar-se dentro desse nosso carisma e de nossa familia religiosa.
Roguemos a nosso Senhor por intercessão de nossa Mãe da Consolação por esses nossos jovens para que possam descansar as inquietudes dos seus corações nos braços de nossa Ordem e de nossa familia religiosa e assim juntos, possamos seguir e servir a Cristo e a Igreja.
 Nosso Pai Santo Agostinho! Rogai por nós.

Frei Everaldo
Promotor Vocacional Sul

AGOSTO - SEMANA VOCACIONAL E GINCANA EM MARINGÁ


Aconteceu em Maringá, no Seminário Santo Agostinho, a Semana Vocacional Agostiniana 2010 com o tema: “Chamados para além do deserto”.
Iniciemos a semana com a missa de abertura no dia 22 . Os demais dias da semana tivemos diversas atividades na comunidade, como orações pelas vocacações, missas, filme vocacional e outras atividades.
No domingo 29, encerramos a Semana Vocacional com uma gincana. Com diversos jogos, competições, dinâmicas, campeonato de futebol, animação, alegria, ou seja, com muita festa terminamos essa semana, mas com certeza ficando o compromisso de continuar rezando por nossas vocações agostiniana recoleta.
Contamos com a participação de muitos jovens, seminaristas de vários lugares, religiosos, vocacionados e em especial nossos jovens da Juventude Agostiniana Recoleta de Maringá.
A gincana vocacional foi preparada pela pastoral vocacional juntamente com os seminárista do Seminário Santo Agostinho de Maringá.
Oxalá que nesta semana vocacional tenhamos semeado e fixado nos corações de nossos jovens esse ardente desejo e essa realiadade de que somos “chamados para além do deserto”.


 

JULHO-CONVIVENCIA JUVENIL VOCACIONAL EM MARINGÁ-PR

ACONTECEU ... nos dias 24 e 25 de julho de 2010 a Convivência Vocacional no Seminário Santo Agostinho de Maringá-PR.

Com o tema: “Então chamaste por mim em tua Palavra e agora ardo de desejo por Ti” (frase da música agostiniana “Tarde te Amei”) nos reunimos em convivência cinco jovens vocacionados, juntamente com a equipe de pastoral vocacional de Maringá.
O tema proprocionou aos jovens a fazer uma viagem, sendo acompanhados por alguns personagens bíblicos, onde eles puderam se idenficar com cada um desses personagens que tiveram sua experiencias vocacional atrás da Palavra: “então chamaste por mim em sua Palavra”.
Com momentos diversos de orações, reflexões pessoais, dinâmicas, filmes, animação e descontração, nossos jovens tiveram a oportunidade de se encontrar consigo mesmo, refletir a vocação a qual se sente chamado e compartilhar a alegria de conviver com os irmãos.
Peçamos a Senhor da messe o dom da perseverança a esses nossos jovens. Que a semente lança e plantada possa dar fruto para nossa familia Agostiniana Recoleta e que atraves deles muitos outros possam vir juntar-se a nós, experimentando a alegria de ser chamado através de nosso carisma.
Nosso Pai Santo Agostinho! Rogai por nós.


RETIRO ESPIRITUAL DA JUNVETUDE AGOSTINIANA RECOLETA EM MARINGÁ - JAR FÉ e VIDA

No dia 30 de maio de 2010, a Juventude Agostiniana Recoleta de Maringá, JAR – Fé e Vida, esteve de Retiro Espiritual no Seminário Santo Agostinho.
Respondendo ao convide da província de refletir este ano sobre “a Tenda de Moisés”, o tema do retiro “Para Além do deserto”(Ex 3,1) foi um convite para os jovens de assumir essa decisão de Moisés de dar um passo mais em suas vidas: “ir além”.
Neste caminho, o primeiro momento chamou os jovens a identificar com as situações de Egito e deserto em suas vidas. A reflexão tinha como interrogante a seguinte pergunta: sair de que Egito? A segunda reflexão, motivada pela pergunta: para onde ir?, tinha como objetivo mostrar ao jovens que o deserto é um lugar de passagem e não de permanência. Que assim como o povo de Israel, temos duas tendências que nos atrapalha seguir nosso caminho “para além do deserto”. Podemos identificar-las: “nossas saudades do Egito” e “as nossas murmurações”.
Por fim, a última reflexão do dia apontou aos jovens os três passos importantes para a chegada ao nosso objetivo, o para além do deserto ou a terra prometida por Deus a cada um de nós. O primeiro passo é “fazer Memória” de tudo aquilo que Deus realizou em nossa vida. O segundo passo “livrar de toda idolatria” e o terceiro não deixar de “escutar a Palavra de Deus”.
Os três momentos de reflexão foram realizados em um lugar que levava os jovens a se sentirem num deserto. O encerramento do retiro se deu com uma Adoração ao Santíssimo, onde o lugar nos convidava ver o verde, as flores, a vida. Era a passagem do deserto para terra prometida. Ali os jovens tiveram a experiência da “zarca ardente”, o encontro com Jesus que é o Caminho, e ao mesmo tempo o companheiro, para esta terra.
Durante o decorrer do dia o retiro foi permeado de dinâmicas, orações, desertos, reflexão, animação e músicas.
Damos graças a Deus por nos dar a graça de poder juntamente com a nossa juventude agostiniana recoleta poder acampar esse dia na “tenda de Moisés” e desfrutar de tão grandes ensimanentos para esse nosso caminhar: “para além do deserto”.

Fr. Everaldo da Luz Silva
Secretariado de Pastoral Vocacional e Juvenil